top of page

Sobre Jikiden Reiki por Frank Arjava Petter

 

Jikiden Reiki significa Ensinamento Direto de Reiki em sua forma original, na autêntica linhagem japonesa. Esta linhagem vem desde Hayashi Sensei até Chiyoko Yamaguchi Sensei, mãe de Tadao Yamaguchi Sensei. Ela aprendeu Reiki em 1938 diretamente com Hayashi Sensei.

​

“Jikiden Reiki é a proposta de reintroduzir o estilo original do Reiki em sua forma simples e autêntica” (Tadao Yamaguchi – Jikiden Reiki® Institute - Kyoto - Japão).

​

Câncer

Pergunta: Como eu trato alguém com câncer? É certo colocar minhas mãos diretamente sobre a parte doente do corpo? O câncer cresce quando o corpo recebe energia?

Resposta: Reiki é pró-vida e sempre é bom para seu cliente. Eu nunca encontrei um caso onde Reiki não fosse bom, não fosse seguro e não fosse recomendado. Em primeiro lugar, por favor, saiba que o corpo se auto cura: nem é você nem eu nem alguma grande técnica que cura o corpo. Quando o equilíbrio natural do corpo está fora de sincronização e não há energia suficiente para eliminar toxinas acumuladas, essas toxinas aumentam até que o corpo se torna doente. Quando o cliente recebe Reiki, o corpo é fortalecido e ele usa essa energia para desintoxicar-se. Se esse processo de desintoxicação é "na hora", o corpo, em seguida, vai curar-se a si próprio. Se não, talvez um pouco da intervenção divina faça o trabalho!

Assim, não é necessário se preocupar, Reiki em qualquer circunstância é sempre útil. A única vez em que um tratamento com Reiki ou uma série de tratamentos deve ser cuidadosamente monitorada é se o cliente faz uso de forte medicação para uma doença específica. Nesse caso, ele deve ter a dose certa de medicação definida por seu médico, porque os tratamentos de Reiki podem alterar a maneira como o corpo se desintoxica. Tenha em mente que o Reiki desintoxica o corpo e não o medicamento.

Não existem regras em Reiki e suponho que cada um de nós encontra sua própria maneira de trabalhar. Durante o tratamento de câncer há duas maneiras de proceder. Talvez você deseje tratar a área ao redor do tumor em primeiro lugar, certifique-se de que o tecido circundante é saudável. Em tecido saudável o câncer não pode se espalhar e, portanto, pode ser contido. Por outro lado é certo tratar a parte afetada imediatamente, mantendo-se em um único ponto e ajudando o corpo a desintoxicar-se. Por favor, comece a olhar para qualquer tipo de doença com amor e compaixão. O corpo não é estúpido, por isso tenta manter-se vivo tanto tempo quanto possível. Uma doença é uma maneira de o corpo manter-se vivo!

Minha professora, Chiyoko Yamaguchi sugeria tratar alguém que estivesse gravemente doente por pelo menos três meses, diariamente, por um mínimo de 60 minutos. Neste caso, ela dizia "Mais (ou por mais tempo) ajuda mais".

 

Gravidez

Pergunta: É bom receber Reiki durante a gravidez?

Resposta: Reiki é sempre bom e tratamentos diários com Reiki durante a gravidez são o presente mais bonito que você pode dar à mãe e ao filho. “Nossos filhos receberam Reiki em todos os dias da gravidez e você deve visitar-nos algum dia para ver o resultado!” Em qualquer caso, não pare com os tratamentos de Reiki quando as crianças nascem. Um dos presidentes anteriores de Usui Reiki Ryoho Gakkai, Sra. Koyama, dizia que crianças se tornam bons seres humanos se você tratar suas cabeças com frequência.

Existem duas razões pelas quais muitos de nós aprendemos a não tratar uma criança que está para nascer. A primeira razão é para evitar possíveis problemas jurídicos. Nos primeiros meses a mãe, por vezes, pode perder seu bebê por motivos desconhecidos (o teste de dois corpos executarem todos os sistemas e se algo não está bem com o bebê ou a vida da mãe está em perigo, ocorrerá um aborto natural). O desconhecido é para nós difícil de suportar e, portanto, os pais podem olhar para isto como uma razão para o aborto. Se não for encontrado nenhum motivo, talvez pudesse ser uma falha do tratamento de Reiki que a mãe recebeu. Para evitar esse problema potencial, peça à mãe grávida para obter o consentimento de seu médico antes de começar os tratamentos.

A segunda razão é pouco pertinente: seria porque você não tem autorização do bebê. Esta filosofia decorre da nossa obsessão ocidental com a liberdade pessoal do indivíduo, que na religião e na cultura asiática não tem qualquer lugar. A mãe não precisa perguntar ao seu bebê se ele quer salsicha, bife ou soja para o almoço. Reiki é bom para a criança, e isso é tudo que importa.

 

Reiki à distância

Pergunta: É necessária permissão do receptor para receber Reiki à distância?

Resposta: O que falamos na questão sobre gravidez é essencialmente verdadeiro também para tratamentos à distância. Liberdade pessoal parece ser nosso valor mais alto, mas em países budistas, isso não faz muito sentido. O ego é visto como a única coisa que não tem nenhuma substância em tudo. Tudo lá é a unidade - ahhh, bonito. Desse ponto de vista você pode tratar alguém à distância sem o seu consentimento, porque o Reiki é bom para ele ou ela. Talvez isso ajude a ver os tratamentos à distância da mesma maneira que você olha para um tratamento normal. Se você oferece a alguém um tratamento para dor de cabeça e essa pessoa se recusar a receber, você vai bater nela, deixá-la inconsciente e forçar o Reiki sobre ela? Quando alguém não quer ser tratado, não desperdice seu tempo - a menos que você sinta que é sua responsabilidade fazê-lo. Nesse caso o significado da palavra responsabilidade é: capacidade de resposta - você fazer o que precisa ser feito!

Outra questão que eu pessoalmente acho importante - mesmo que não seja absolutamente necessária para que a cura seja bem sucedida é a participação do cliente. Se o cliente fizer parte ativa do seu próprio processo de cura, as chances de melhoria são maiores em todos os níveis.

 

Reiki em situação de crise e/ou desastre

Pergunta: O que você acha do envio de Reiki para uma situação de crise/desastre?

Resposta: Sua preocupação sai da bondade de seu coração e, portanto, é uma coisa boa. No entanto, Reiki é destinado para a cura e para o doador assistir ao processo de cura do seu cliente. Como você possivelmente faria isso com mil pessoas que não sabem? Portanto, minha sugestão é trabalhar em uma pessoa de cada vez. Se você puder ajudar fazendo o bem a uma pessoa, ótimo! Por enquanto, esqueça-se de consertar o mundo todo.

 

Uso de joias e cruzar mãos e pernas durante o tratamento

Pergunta: É errado o doador ou o receptor usarem joias ou cruzar as mãos ou pernas durante um tratamento?

Resposta: Não há problema. Reiki está em toda parte, ele passa por tudo e adora posturas de Yoga. Mesmo que você cruze suas pernas sobre a cabeça, o Reiki vai fluir e passar por todas as células do seu corpo sem obstruções.

 

Uso do símbolo de Mestre de Reiki

Pergunta: Você usa o símbolo de Mestre de Reiki Master no Jikiden Reiki?

Resposta: No Jikiden Reiki esse símbolo não existe e não é necessário ter um símbolo de “Mestre", porque o título de "Mestre" não é usado. O que é usado em vez disso é o título de "Shihan", que significa Professor/Instrutor e tem conotações estritamente técnicas. O assim chamado símbolo de mestre nunca foi usado pelos membros da Usui Reiki Ryoho Gakkai ou no Instituto de Reiki Hayashi. Em 1995 eu mostrei o símbolo para um dos seis Shihans da Usui Reiki Ryoho Gakkai, Ogawa Sensei, e ele nunca tinha visto esse símbolo. Mais tarde Chiyoko Sensei confirmou o mesmo. Hayashi Sensei não ensinou a ela.

É possível que o símbolo do mestre tenha sido introduzido no Reiki por Iris Ishikuro Sensei, uma prima de Takata Sensei, que era um membro do clube Johrei. Originalmente o símbolo é um termo Zen budista e é amplamente utilizado na espiritualidade japonesa, mas, como eu disse anteriormente, não tem nenhuma relevância no Jikiden Reiki.

 

Escolas e linhagens de Reiki

Pergunta: Existem muitas escolas e linhagens de Reiki. O que você acha sobre elas? Por que você ainda não iniciou seu próprio sistema?

Resposta: Eu acho que podemos fazer muito sem a parte que está sendo oferecida no "Mercado do Reiki", porque a maioria é apenas isso: um mercado de produtos. Há um par de anos atrás eu fiz esta pergunta em uma conferência de Reiki em Atenas e eu mesmo respondi, "o meu é melhor do que o seu". Pessoalmente, não vejo como um bom ponto adicionar mais uma nova forma de Reiki nessa confusão, porque acho que tentar melhorar a "energia da alma" - Reiki - é bastante inadequado. Vamos ser respeitosos com o que nos foi dado por Usui Sensei e com aqueles que carregaram a tocha depois dele. Na simplicidade do ensino se encontra seu maior encanto.

Se iniciado corretamente, o que sai de nossas mãos é o mesmo: energia cósmica pura e não contaminada. A energia não tem atributos e é estritamente supra pessoal. E isso é a beleza dele. Permitamos que continue assim!

 

Sintonização à distância

Pergunta: O que você acha das sintonizações à distância?

Resposta: A transformação acontece na presença do Professor. Se o Professor é capaz de estar presente, mesmo que ele esteja muito longe ou até mesmo morto, porque não? Na tradição budista este é frequentemente o caso. Mas, por favor, me diga, esta é uma habilidade que você adquiriu? Certamente ainda não e, portanto, eu faço as minhas sintonizações em pessoa.

Outro ponto é igualmente importante. Um professor deve ter aprendido a perceber quando a sintonia é feita, quando a energia da alma é ligada no seu aluno. Saber quando isso é feito sem dúvida (para uma alma obscurecida como a minha) só é possível apenas em pessoa, aqui e agora.

 

Com amor e gratidão da bela Grécia, seu amigo, Frank Arjava Petter Copyright ©

​

Fonte: http://www.frankarjavapetter.com/

bottom of page